Grupo Cataratas

O Grupo Cataratas atua, desde o ano de 1998, na gestão de serviços voltados ao ecoturismo. A primeira oportunidade surgiu quando o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) lançou o primeiro edital de concorrência para prestação de serviços de atendimento ao turista no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Nesta ocasião, um grupo de empresários paranaenses se uniu para constituir a Cataratas do Iguaçu S.A.

A partir desta fase, a empresa adquiriu experiência e se mostrou extremamente eficiente e eficaz em termos de qualidade de atendimento e serviço prestado ao órgão ambiental. Em 2011, essa experiência foi fundamental para a conquista de um segundo negócio, a gestão da visitação turística no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha.

Em 2012, o Grupo Cataratas encontrou no Rio de Janeiro uma série de parceiros que passaram a atuar em conjunto para a formação da Paineiras-Corcovado, concessionária responsável pelo serviço de apoio à visitação – venda de ingressos (bilheteria) e operação dos acessos das três linhas de vans – e gestão do Centro de Visitantes das Paineiras e do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, o maior da América Latina.

Em 2014, o fundo de investimento Advent International encontrou no Grupo Cataratas uma oportunidade de negócio e passou a compor 50% da empresa. O Advent acrescentou conceitos de gestão e inovação. Neste período foi formada a holding, hoje centrada no Rio de Janeiro, responsável pelas ações corporativas do Grupo Cataratas.

Mais recentemente, foram adicionados ao portfólio do Grupo Cataratas os empreendimentos: Marco das Três Fronteiras (Foz do Iguaçu) e Zoológico do Rio de Janeiro, ambos visando a fomentar a conservação ambiental e contato do homem com os espaços naturais.

MISSÃO

Conciliar a recreação e a conservação oferecendo ao visitante serviços de excelência e promovendo a educação que inspira o desenvolvimento sustentável.

VISÃO

Ser referência de governança em turismo sustentável no Brasil e na América com foco na qualidade de atendimento.

VALORES

1) Respeito; 2) Integridade; 3) Inovação e empreendedorismo; 4) Ownership; 5) Trabalho em equipe; e 6) Sustentabilidade.